Mensagem

A OFERTA DE VALOR

Leitura: 2 Samuel 24:10-24

“[...] Faço questão de pagar o preço justo. Não oferecerei ao Senhor, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada...” (2 Samuel 24:24).

           Quando o rei Davi levantou o censo de Israel, ele agiu seguindo apenas o que estava em seu coração e não conforme o que fora determinado por Deus (Êxodo 30:11-16). E com isso pecou contra o Senhor agindo impulsivamente, o que provocou a Sua ira e desencadeou uma terrível praga sobre Jerusalém, levando à morte muitas pessoas.
           Deus permitiu que Davi visse o anjo sobre a cidade executando o Seu juízo e ele clamou ao Senhor por Sua misericórdia. O que estava acontecendo com o povo era por causa do pecado de Davi, e como o resultado a nação foi atingida.
           O profeta Gade vem ao seu encontro e lhe diz para levantar um altar e oferecer um sacrifício ao Senhor na eira de Araúna, para que a Sua ira fosse detida. O que para Davi, foi recebido como um raio de esperança. Quando chegou ao lugar indicado pelo profeta, Araúna desejando honrar ao rei, ofereceu tudo o que ele precisasse sem nenhum custo, porém Davi não aceitou.
           Não chama a sua atenção a atitude de Davi, em recusar- se dar ao Senhor algo que não tivesse para ele nenhum valor? Enquanto vemos hoje muitos que têm dado ao Senhor somente aquilo que lhes sobra, alguns até coisas desprezíveis, numa demonstração de total irreverência e falta de temor. Não é de admirar que apesar de até desfrutarem da Sua provisão no que se refere as coisas materiais, vivem em total miséria quanto ao maior tesouro que podem possuir, a Sua presença.
           Será que nós possuímos o mesmo espírito que demonstrou Davi, quando oferecemos ao Senhor as nossas ofertas?
           Após entregarmos a Ele o nosso coração, podemos lhe ofertar também o nosso louvor, a nossa adoração, o nosso trabalho, os nossos recursos, enfim, a nossa vida. E se o fizermos com o mesmo coração liberal demonstrado por Davi, vamos alcançar grandes bênçãos do nosso Deus.
           De tudo que o Senhor lhe tem dado, o que seria uma oferta de valor que você poderia lhe entregar?

Extraído da Devocional "A semente e a Boa Terra" - João Boás Marcondes
Reflita
  • Você já agiu por impulso fazendo algo, e descobriu que foi motivado por um pecado abrigado em seu coração? Que consequências isso lhe trouxe?
  • Assim como Davi recorreu ao altar, você recorre ao sacrifício de Jesus todas as vezes que percebe que pecou?
  • Em que você se identifica com Davi, quanto à sua atitude em ofertar ao Senhor algo de valor?
  • O que Deus está lhe falando através da Sua Palavra?
  • O que Deus está lhe mandando colocar em prática?
  • Quais são as promessas que Deus está lhe dando?
Ore

Pedindo que Deus lhe dê vitória sobre as áreas da sua vida, em que você precisa de ajuda.

Referências Adicionais

Juízes 11:30-36; 1 Samuel 1:11, 25- 28; Marcos 12:41-44; Atos 4:36-37; Romanos 12:1; Efésios 5:2.

Siga-nos

Acompanhe nosso trabalho em nossas mídias

Onde Estamos

Rua Boa Esperança, 129
Alto Boqueirão, Curitiba - PR
81850-702