Mensagem

Usando o Binóculo

Leitura: Gênesis 12:1-9

“Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigindo-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, coerdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus” (Hebreus 11:8-10).

           Podemos usar um binóculo quando queremos ver alguma coisa que está a longa distância. Através das suas lentes, podemos aproximar os objetos aparentando-os maiores e mais nítidos.
           Algumas crianças estavam usando um binóculo para espiarem as pessoas a beira de um lago a certa distância. Aquela que estava olhando, conversava baixinho com as demais e exigia que elas também fizessem o mesmo. Quando questionada do porquê de estar quase sussurrando, respondeu: “é que eu não quero que elas nos ouçam”. Para ela ver as pessoas tão próximas, através das lentes daquele binóculo era tão real, que a fez mudar até o seu comportamento.
           Ver as promessas de Deus pela fé assemelha-se a isso, observar algo distante através da fé para manter firme a visão e a “aproximar”. Assim deve ser com a bênção que o Senhor nos prometeu. Um exemplo bíblico é o que Abraão fez quando recebeu a promessa de que a sua descendência herdaria a terra em que ele peregrinava, embora a promessa fosse para um tempo distante, ele a viu pela fé. E pela fé Abraão permaneceu firme esperando a promessa por cerca de cem anos desde o dia do seu chamado, pois confiou que um dia ela se cumpriria.
           No entanto, com o povo de Israel foi completamente diferente, após terem ouvido o relato negativo dos dez espias, por não olharem pelos olhos da fé, mantiveram a promessa distante tornando-a impossível de ser conquistada por aquela geração.
           Tudo o que Deus fez em favor deles no Egito, diante do mar vermelho e no Sinai, de nada adiantou, pois quando estavam a poucos meses de conquistarem a terra prometida, não a viram com fé, para tomarem posse dela.
           E nós, como temos visto as promessas de Deus? A forma como nós as vemos determina se estamos usando o “binóculo”, para trazê-las mais próximas de nós, apesar do tempo de espera para se cumprirem.
           Assim como Abraão, mesmo que as promessas ainda estejam longe, vamos visualizá-las pela fé crendo que Deus fará o que nos prometeu.

Extraído da Devocional "A semente e a Boa Terra" - João Boás Marcondes
Reflita
  • Há promessas de Deus para você que ainda não se cumpriram, por que você não consegue vê-las pelos olhos da fé?
  • Como os israelitas que saíram do Egito com a promessa de uma terra próspera, e só os seus descendentes a herdaram, você não está deixando para outras gerações promessas que devem ser suas “hoje”?
  • Você se dispõe a aguardar as promessas e não desistir, vendo-as pelos olhos da fé até alcançá-las?
  • O que Deus está lhe falando através da Sua Palavra?
  • O que Deus está lhe mandando colocar em prática?
  • Quais são as promessas que Deus está lhe dando?
Ore

Pedindo que Deus lhe dê vitória sobre as áreas da sua vida, em que você precisa de ajuda.

Referências Adicionais

Números 13:31-33; Hebreus 11:22- 31; 1 Samuel 17:45, Daniel 3:16-18; Hebreus 4:2; 1 João 5:4.

Siga-nos

Acompanhe nosso trabalho em nossas mídias

Onde Estamos

Rua Boa Esperança, 129
Alto Boqueirão, Curitiba - PR
81850-702